Mais elemento base das relações pessoais e profissionais…
ENTENDIMENTO
Nas interações entre as pessoas é muito comum e também profícuo que hajam interpretações diferentes sobre determinado tema. Afinal as pessoas tem histórias, conhecimentos, experiências e repertórios distintos. Isso é o grande!
Quando falamos dos processos de crescimento e feedback, é importante cuidar do entendimento do que está sendo dito. Uma dica nesse sentido é tentar manter o foco no ocorrido, na circunstância que originou o posicionamento para obter maior clareza possível da situação.
Enorme exercício, diga-se de passagem, principalmente se você não gostou ou discorda do que ouviu...
Observe-se internamente. Sua memória pode começar a trazer à tona histórias, justificativas e argumentos de toda ordem para contrapor a crítica, a observação que está recebendo.
Uma expressão muito engraçada do linguajar mineiro exemplifica bem esse estado mental … “a mente vira um peteco”… (rs) Significa que virou uma confusão, uma bagunça.
Assuma uma postura de prontidão para receber e procure não ficar em dúvida sobre o que o outro “quis dizer”. Se você não entendeu, pergunte, até que fique claro o que foi colocado. Entenda qual a expectativa de mudança que o outro gostaria de promover em você.
Em algumas situações, não teremos condições de uma análise imediata. Muitas vezes as críticas nos movimentam internamente dificultando uma análise tranquila e justa. Quando isso ocorrer recomendo seriamente, “leve para o travesseiro”.
Nada como uma noite de sono.
Aguarde o dia seguinte, mantenha-se em estado de “observação” interna, para que possa ter o tempo necessário e a tranquilidade imprescindível para refletir. Isso impedirá você de atuar impulsivamente, de responder no automático e mesmo de cometer erros.
“Dar feedback é um desafio,
pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno. E ser capaz de fazer uma ‘leitura’ das outras pessoas não é uma habilidade inata,
mas algo que precisamos desenvolver.”
Richard L.Williams
Lembre-se do post sobre mentalidade necessária para crescer (mindset).
Até sempre,
Darlene
Deixe um comentário