Dado minhas preferências e interesses pelas questões humanas, e pela minha necessidade de evolução pessoal tenho aprendido a observar e entender melhor as minhas reações internas diante das situações.
São as mais variadas, asseguro… (rs)
E se configuram elementos interessantes de análises… (rs)
As perguntas que surgem e contribuem nesses momentos são:
Por que sinto ou reajo dessa forma em determinadas situações ou circunstâncias?
Qual a base, a causa, a origem desse tipo de reação?
O que posso fazer para mudar isso?
Se eu passar por essa circunstância novamente, como atuar?
… outras e outras e outras…
Esse mecanismo de reflexão interna faz parte de um processo de autodesenvolvimento, de auto-reconhecimento e evolução. Tem relação direta com o “MINDSET” (modelo mental) de crescimento que eu já trouxe nesta série de postagens, representa também uma fonte de muitas descobertas, uma chave para o exercício dos feedbacks principalmente os da categoria “avaliativos”.
É mais poderoso aquele que tem poder sobre si. (Lúcio Sêneca)
As possibilidades de aprendizado são muito favorecidas quando o “processo” ocorre consigo mesmo: você se auto avaliando e promovendo as correções necessárias. Parece fácil… mas não é. Há que se ter: predisposição para mudar, vontade de ser melhor, necessidade de evoluir e acima de tudo, humildade para reconhecer que não sabe todas as coisas, que é passível de erros. Em geral, e principalmente no contexto dos negócios, existem dificuldades em se assumir os próprios erros, as pessoas são mais “orgulhosas” (grifo meu porque a palavra deveria ser outra, não se trata necessariamente orgulho …). Pedir desculpas então… pode representar “fraqueza”.
Esse percurso (eu comigo) requer a atenção diligente como companheira e um diálogo profundo consigo mesmo. Requer ação! Teste! Implementação!
Para quem se interessa nesse caminho de aperfeiçoamento é recomendável manter um estado de inquietude positiva, não se deixando acomodar pelas conquistas ao longo do tempo.
No fundo, esse processo significa … “Eu me dando FEEDBACK” .. (rs)
“O autoconhecimento se aprende melhor não pela contemplação mas pela ação. Procure cumprir seu dever e logo descobrirá do que você é feito.”
Johann Goethe
Até sempre,
Darlene
Me siga aqui, ou
facebook.com/darlene.dutra
facebook.com/pothum00
pothum.com.br
Deixe um comentário