Ao longo da vida… serão inúmeras…. e em situações de todo tipo.
Em um dos bons livros sobre esse tema, os autores mencionam que DIÁLOGO DIFÍCIL é aquele que causa “desconforto”. E se propõem “colaborar” com as pessoas, para que elas atuem melhor em situações importantes e que exijam argumentações, posicionamentos.
Veja e se recorde de algumas das situações em que ocorrem esses tipos de “diálogos”:
– dificuldades nos relacionamentos
– cobrança de resultados de outras pessoas
– discordância de posição, principalmente de autoridades ou chefias
– dizer não para uma situação
– dar uma má notícia
– dar um feedback mais difícil
Uma imagem que gostei muito foi a comparação de uma mensagem difícil com uma granada. Sempre causará estragos. E se você não o fizer, estará com a granada sem pino nas suas próprias mãos. Ou seja, algo não resolvido permanece com você.
Pensar sobre a forma de abordar o assunto, o melhor momento, o local, as possíveis reações é uma forma de você se preparar para lidar melhor com a situação.
É bom lembrar que todo o universo, com uma exceção insignificante, é composto de outros.
John Andrew Holmes
Com esforço e dedicação é possível sim, evoluir. Em tudo aquilo que colocamos energia, foco e especialmente ação encontramos alguns resultados. As pessoas que percorreram esse caminho relataram a diminuição da ansiedade e maior auto-confiança, maior sensação de integridade.
Elas (as conversas difíceis) fazem parte da vida!!! NÂO podemos e não devemos evitá-las. Então vamos aprender como lidar melhor com elas??
Até sempre..
Darlene
Deixe um comentário