Essa palavra tem sido muito mais utilizada após a expansão valiosa da internet e das redes sociais. O acesso e a democratização das informações e dados, promovido pelo belíssimo desenvolvimento tecnológico, tem criado novas reflexões nesse sentido. As pessoas ficam muito “mais expostas”, e se apresentam a partir do que publicam, seja por meio de fotos, seja por meio de seus escritos e posicionamentos. Essa exposição, modela de certa forma, o “perfil da pessoa”, reconhecido a partir dos seus leitores, visualizadores. Às respostas a esses “desenhos” chamamos de reputação. É a percepção, ou mesmo, o sentimento que os demais seres têm em relação ao que observam. Então, o que você diz, escreve, e mesmo, faz, diz muito sobre você.
Os outros reputam algo à você, pelas características que eles lhe observam. Compostas por variáveis que intrinsecamente (e na visão deles) estão qualificando você.
Envolve desde suas preferências, opiniões, condutas, …. entre outros.
Obviamente que tudo depende do “olhar” do observador e do que ele tem de conceitos e conhecimentos diante da vida.
“As pessoas vêm a partir do que têm dentro de si mesmas.”
A soma de muitos desses “olhares”, percepções e observações constroem um perfil, um desenho, que promove ou não uma vinculação de confiança. As pessoas de boa reputação possuem a confiança dos demais.
Grande parte das pessoas recorrem às redes para tudo que querem saber, pesquisar, e ou estudar atualmente. Essa imensidão de dados disponíveis têm subsidiado uma série de contextos pessoais e profissionais.
No contexto profissional, por exemplo: muitas organizações incluíram no seu processo de recrutamento e seleção, uma etapa de visitação aos sites sociais dos candidatos.
Então…
Você já parou pra pensar sobre “qual imagem você tem passado às pessoas?” , ou “como está sua reputação?”
Uma nova especialidade tem ajudado as pessoas a realizarem uma melhor gestão de sua imagem. Trata-se do “Personal Branding” ou “Gestão de marca e reputação”. Uma disciplina que cresceu também junto com esse aumento das “exposições”.
No 4TOUCH, um programa de autodesenvolvimento que idealizei, trago a tona essa reflexão, num dos seus primeiros módulos. Para que os alunos possam estar atentos a essa questão e aos seus posicionamentos. Para ampliar a visão conto ainda com a preciosa parceria da especialista no assunto, a Juliana Saldanha, que nos ajuda sempre a entender melhor sobre isso e trabalhar a nossa reputação.
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crédito das imagens utilizadas aqui – > https://www.federateddigitalsolutions.com/reputation-tool/
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