Uma dificuldade, um problema, uma situação ruim, uma separação, uma demissão, qualquer que seja “o grau” da questão … não representa motivo para fugir, sumir, entregar-se.
Muitas vezes, a resposta automática diante dos obstáculos é fugir deles ao invés de enfrentá-los, superá-los. Em geral, as pessoas preferem escolher pelo caminho mais fácil, o que dá menos trabalho, os caminhos de poucos esforços, reflexões e empenho.
Entretanto, todavia, contudo, .. (rs) a realidade não é assim. Estaremos sempre deparando-nos com esses tipos situações durante a vida toda, ocasiões para as quais não temos alguma habilidade específica, não temos o conhecimento necessário ou que exigirá uma saída estratégica da zona de conforto.
Hoje mesmo, pela manhã, recebi uma mensagem de uma seguidora da minha página no facebook, perguntando sobre os objetivos dos cursos digitais que temos disponíveis, pois estava precisando de uma ajuda. O Guinada Profissional trabalha exatamente nisso, ajudando as pessoas a se reposicionarem, inclusive emocionalmente, para criarem novos caminhos de atuação profissional. Essa pessoa, que mencionei, sentia-se péssima por não ter sido a escolhida num processo seletivo. Mas isso não quer dizer que ela não é boa. Talvez aquela posição não fosse compatível com o perfil dela, ou com seus planos para o futuro.
Além disso, é preciso tomar cuidado com as influências “subliminares” a que somos submetidos pelo mundo digital. Veja: Queremos o trabalho “dos sonhos”, o relacionamento “dos sonhos”, a viagem “dos sonhos” e é tamanha a ilusão construída que turva nossa visão e acaba por gerar expectativas irrealizáveis. As redes sociais e a forma como muitas coisas e vidas são apresentadas alimentam ainda mais as ilusões pois representam verdadeiros “paraísos” que atraem a mente dos automáticos de plantão.
ACORDA!!!
A – cor – dar – Significa dar a cor. Ampliando um pouco, podemos interpretar como olhar diferente, como criar seu próprio mundo sem se deixar influenciar pela “inundação” de informações e imagens que nos atropelam todos os dias.
A maneira de encarar as situações difíceis e os obstáculos que encontramos depende muito do nosso “olhar”. Podemos olhar com olhos de vítima (óh céus, óh vida, óh destino) ou podemos considerar uma oportunidade para aprender, para exercitar outras visões, para realizar um melhoramento pessoal, para sair mais preparado e mais fortalecido depois.
Certa vez ouvi de um amigo uma frase, que nunca mais esqueci:
“Apelou, perdeu!”.
Ou seja, se fugiu, desistiu, já perdeu uma oportunidade de fazer diferente.
Coragem é uma palavra que cabe bem nesse momento, coragem para assumir nossas imperfeições e inabilidades, coragem para lidar com o outro, com a situação.
O passado está escrito, feito e não tem como mudar. Agora o futuro?? Ahhh .. esse sim, eu, você, NÓS todos temos o “PODER” de criar, de escrever a nossa história.
Não tem como “ganhar” fugindo… desistindo …
Então, peito aberto, e vamos a luta!!!!
Abraços,
Darlene
P.S. Para as pessoas que estão em transição e carreira e que querem construir novos olhares e criar seus próprios cenários de trabalho e atividade, não deixem de visitar o site Guinadaprofissional.com . Trata-se de um programa que ajuda as pessoas que estão nessa condição, seja porque escolheram sair dos seus empregos para desenvolverem-se em novos trabalhos, seja porque foram demitidos pelos seus empregadores.
Passe lá e conheça um pouco mais!!!
Deixe um comentário