Em tempos de grandes desafios por maior concentração (foco), mais clareza de propósitos, gerencia do tempo, resultados e equilíbrio entre as várias áreas da vida, ressurge a recomendação por “escrever”, por estabelecer uma rotina diária de registros. Pode favorecer a vida.
Quando pensa-se em “diário”, logo vem à mente aquele conceito tradicional do caderno onde se relata tudo… detalhes, memórias, lembrança. Não é o caso aqui. Nessa perspectiva, essa proposta não trata de escrever TUDO… Refere-se à organizar melhor os conteúdos da sua vida.
Um dos caminhos sugeridos por alguns autores é ter dois registros ao dia:
a) um pela manhã, contendo uma vista para o dia que se inicia e;
b) um registro ao final do dia, com as conclusões e relevâncias, reflexões.
Num de meus posts sobre “mindset” mencionei sobre estar atento aos aprendizados do dia. Sobre perguntar-se sempre, o que aprendi hoje? O quê, de novo, acrescentei na minha vida? São perguntas propícias para o final do dia.
Aprendi com Pecotche uma outra medida fabulosa… simples e funcional. Ao deitar, já elabore mentalmente o seu dia seguinte, as atividades que estão programadas, o que gostaria de viver. Assim, quando acordar, já estará com esse planejamento prévio “pensado”. Experimente!!
Uma das maiores tenistas mundiais, com uma coleção de prêmios, Martina Navratilova, revelou, numa entrevista recente para o economista Tyler Cowen, que o uso do diário lhe ajudou a ter maior eficácia na vida e na carreira. Contribuiu para que pudesse canalizar esforços para seus objetivos de longo prazo, mas olhando o curto. O dia a dia. De acordo com ela, essa prática te ajuda a se manter centrada nos seus projetos, propósitos, nos seus objetivos primordiais. Te mantem na “linha”.
Chamo a atenção também para a necessidade de segmentar os projetos, particionar as iniciativas, alocando atividades menores na agenda, nos dias. (sprints)
Enfim, absolutamente necessário “botar reparo” no seu dia, em quê você investirá seu tempo, seu esforço e por que.
Os benefícios da adoção dessa prática simples e útil podem ser ainda maiores. Por exemplo, ao escrever, trabalha-se mais a organização de ideias, a estruturação mental do tema. Outro, você terá possibilidade de utilizar o mecanismo para medir sua evolução. As anotações vão favorecer sua visão sobre o caminho percorrido e seu cumprimento, as distâncias para conquistar o que almeja. Me lembrou uma frase muito conhecida no contexto de negócios – Você não consegue gerenciar, o que você não mede. Consinto. Ponto.
“Os dias são caros. Quando você gasta um dia, você tem um dia a menos para gastar. Então tenha certeza de que irá gastar cada dia sabiamente.”
Jim Rohm
Bjo,
Darlene
Deixe um comentário