Por conta do meu interesse pelas ciências cognitivas, buscando sempre maior aperfeiçoamento das minhas atividades do desenvolvimento, tenho pesquisado e lido a respeito do cérebro e afins. Quero compartilhar com você algumas informações que considero oportunas e úteis. Farei uma série de posts com o tema cérebro, inspiradas pelo Deepak Chopra. Hoje é o primeiro deles.
Notório que a ciência caminha muito mais rapidamente nas descobertas relacionadas ao cérebro, à neurociência, que no passado. Os avanços tecnológicos favorecem muito o desenvolvimento dessa parte incrível dos seres humanos.
“Nosso cérebro contem 100 bilhões de células nervosas, que forma de um trilhão a talvez um quatrilhão de conexões chamadas “sinapses”.” Chopra
Elas, as sinapses estão continuamente se reorganizando com base nas nossas experiências, informações, criações e nos nossos contextos. Tudo que compreendemos, vemos, sentimos, tocamos, saboreamos, cheiramos não seria aprendido sem ele, o senhor cérebro.
“Nosso cérebro não só interpreta o mundo, mas o cria.”
Daí que precisamos utilizar esse dom que recebemos ao nascer. Como o que fazemos todos os dias modifica nossas estruturas cerebrais, que são dinâmicas, esse é um dos caminhos fundamentais na construção do futuro de cada indivíduo.
A máxima de que “pau que nasce torto morre torto” pode ser descartada, pois o cérebro está apto a aprender novas habilidades, independente de idade, basta que o acionemos pra essa prática. Ou seja, basta que queiramos isso.
Diferente de outros órgãos do corpo humano, o cérebro é um que evoluirá a vida toda. Então ele pode, aprender, aprender, aprender… E uma das teorias menciona que basta dedicar 10.000 horas para adquirir qualquer competência especial. Competências, inclusive, imputadas unicamente ao “talento” nato.
A vida é então um campo fértil ao desenvolvimento de capacidades. .. Pode parecer óbvio isso. E é. Mas frequente do que eu gostaria, eu vejo pessoas estagnadas em seus processos de aperfeiçoamento. Muito aquém do que poderiam conquistar. Há uma estagnação em muitos aspectos da vida, intelectual, emocional, .. e outros. Daí que pode ser óbvio, mas não necessariamente, consciente.
E uma das chaves para abrir essa possibilidade chama-se curiosidade, ou interesse. De acordo com Deepak Chopra, existem dois conjuntos de características que representam a evolução ou não dessa estrutura. Uma, o cérebro básico, como o próprio nome diz, exercita de forma básica as funções cerebrais e o super cérebro, que estimula o próprio desenvolvimento.
Veja algumas das características de quem utiliza mais o cérebro básico –
- Na medida que o tempo passa, a pessoa pára ou diminui muito a velocidade do seu desenvolvimento.
- Quando aprende algo, não leva adiante.
- Não gosta muito de mudanças e resiste a elas.
- Não vai além daquilo que já é do seu domínio. Limita a expansão.
Agora algumas das características de um cérebro (supercérebro), como ele coloca.
- Continua evoluindo durante a vida inteira.
- Aprende novas habilidades e leva-as adiante, o mais possível.
- Adapta-se mais rapidamente às mudanças.
- Gosta de desafios, se não realiza bem, retorna e tenta de novo.
- Mantem-se bastante ativo, com períodos curtos de inatividade.\
- Gosta de reinventar-se.
- Abandona crenças e opiniões.
Fica claro que que cada um é absolutamente responsável por estimular a própria curiosidade, o próprio interesse. Cada um é mestre de si mesmo. e tem a principal função de tirar o cérebro do adormecimento, da inércia. Escolhas !!! De novo na nossa pauta. O que cada um escolhe viver.. (rs).
Existem evidências de que manter atividade social e intelectual retarda a senilidade, o envelhecimento do cérebro. E o contrário também é um fato, um estudo mostrou que o estresse rotineiro, interfere no cérebro, prejudica a tomada de decisões, a avaliação de situações e a corrigir erros, rumos.
” use seu cérebro, não permita que ele o use.”
A recomendação colocada é que cada um seja auto-observadores do próprio cérebro, fazendo um papel de “testemunha silenciosa”, para se perceber e aprender a lidar com ele.
“A capacidade do cérebro é tão incrível que um feto prestes a nascer forma 250.000 novas células cerebrais por minuto, gerando milhões de novas conexões sinápticas a cada sessenta segundos.”
O potencial cerebral é então ilimitado. Há que testá-lo aos limites.
Como você tem utilizado o seu supercérebro?
Espero que tenha curtido .. até o próximo post.
bjo
Darlene.
Fonte: Deepak Chopra – Livro Super Cérebro
Deixe um comentário