Hoje vou mencionar um elemento básico (pra não dizer óbvio) e também fundamental nas interações humanas e nos processos de feedback ( trocas ).
OUVIR
Muitas pessoas pensam que ouvem bem. Talvez não. Não da forma como é necessário à troca, à conexão entre as pessoas.
Rubem Alves, numa de suas crônicas (que gosto demais), diz que estamos cheios de cursos de oratórias mas que deveríamos criar um curso para ensinar a “escutatória”. Não estamos habituados a “parar” literalmente para ouvir o outro. É complicado e sutil…
Enquanto as pessoas estão falando, nossa mente está em turbilhão: pensando, julgando, elaborando, construindo respostas, e sei lá mais o quê.
Ouvir bem pressupõe um estado mental sereno, tranquilo, mais livre, com foco e atenção dirigida ao que a outra pessoa está dizendo.
“Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.”
Alberto Caeiro.
Num processo genuíno de crescimento mútuo – com a troca natural, com o uso do feedback na mediação – o silêncio interno e o saber ouvir com esse conceito aqui colocado, podem ser fatores extasiantes e transformadores.
Pense nisso e até sempre.
Darlene
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