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Hoje vou mencionar  um elemento básico (pra não dizer óbvio) e também fundamental nas interações humanas e nos processos de feedback ( trocas ).

 

OUVIR

Muitas pessoas pensam que ouvem bem.  Talvez não.  Não da forma como é necessário à troca,  à conexão entre as pessoas.

Rubem Alves, numa de suas crônicas  (que gosto demais),  diz que  estamos cheios de cursos de oratórias mas que deveríamos criar  um curso para ensinar a “escutatória”.  Não estamos habituados a  “parar”  literalmente  para ouvir o outro. É complicado e sutil…

Enquanto as pessoas estão falando,   nossa mente está em turbilhão: pensando,  julgando,  elaborando,   construindo respostas, e sei lá mais o quê.

Ouvir bem pressupõe um estado mental  sereno,  tranquilo, mais livre,  com foco e atenção dirigida ao que a outra pessoa está dizendo.

“Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.”

Alberto Caeiro.

Num processo genuíno de crescimento mútuo – com a troca natural, com o uso do feedback na mediação –  o silêncio interno e  o saber ouvir com esse conceito aqui colocado, podem ser fatores extasiantes e transformadores.

Pense nisso e até sempre.

Darlene

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