A diferença substancial entre gestor e líder aparece já no prefácio do livro sobre liderança do Simon Sinek.
“Quem é você? Por que você está aqui? Qual é o seu propósito? Estas são as primeiras questões para as quais queremos respostas,. antes de iniciar um relacionamento com pessoas desconhecidas.” George Flynn
Depois vem os valores, os princípios e quais as questões mais importantes na vida delas. Como elas se posicionam e se projetam no mundo.
Ainda:
“Não conheço nenhum estudo de caso na história que descreva uma organização cujos gestores a tiraram de alguma crise. Em todos os casos, isso coube a seus líderes.”
Consinto com Flynn (autoria do prefácio) quando menciona que os programas de desenvolvimento, em geral, tem o foco no desenvolvimento de habilidades e técnicas em gestão. Trabalham com obtenção de conhecimentos para produção de resultados a curto prazo. Pra ontem. Agora, aprender a ser líder? Isso são outros quinhentos.
Essas diferenças é que fazem organizações terem mais resultados que outras.
A proposta dessa obra excepcional é direcionar conteúdos para a liderança, colocada numa perspectiva ampliada. Visa favorecer e ou mesmo criar uma nova geração de lideres. Aqueles que transformam seu entorno. Transformam o mundo em que vivem. O autor busca explicar profundamente os elementos de conduta que caracterizam esses líderes e os levam longe.
“o verdadeiro preço da liderança é a disposição de colocar as necessidades dos outraos acima das suas. “
Me questiono sobre minhas posições. Sempre. São muitas batalhas entre o “pensamento crítico” e a “visão positiva”. Penso: será isso mais uma ilusão? Uma utopia? Mas eu, humanista de carteirinha, de forma realista – sem óculos cor-de-rosa – acredito no poder da inspiração, no poder do exemplo, na força da ética e do bem. Aqui em referência, acredito no lado humano do líder.
“Quando os líderes inspiram seus liderados, as pessoas sonham com um futuro melhor, investem tempo e esforço para aprender mais, fazem mais por suas organizações e, durante o processo tornam-se líderes também. Um líder que cuida de seu pessoal e manteém seu foco no bem-estar da organização nunca fracassará. “
Independente da problemática, das situações diversas que contornam esse tema, o nosso mundo é o mundo dos seres humanos…
Bj, Darlene
Texto inspirado no prefácio do livro “Líderes se servem por último”, de Simon Sinek.
Deixe um comentário